Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

domingo, 5 de julho de 2009

Stella

Stella é uma criança que criou-se pelo mundo. Seus pais são donos de uma bar em Paris, na década de 70, onde promovem (e participam) diariamente encontros boêmios, regados a muita música, bebida, brigas e vez por outra, jogos de futebol. Com essa vida desregrada os pais não dão a atenção devida à menina, que passa pelo momento crucial na formação de um cidadão, que é a entrada na adolescência.

A menina acaba de entrar num colégio novo e o ambiente no qual vive em casa não ajuda em nada nos estudos. Como ela mesma diz (o filme é narrado em off por ela), sabe cantar, dançar, correr, sabe tudo sobre futebol, mas não sabe quem são Cocteau ou Balzac. Suas notas, consequentemente, são baixas e ninguém na nova escola dá-lhe confiança. Até que uma amizade inusitada se forma, com a aluna mais aplicada da turma, Gladys. E por influência da nova amiga, descobre os livros e o encanto de sentir-se, aos poucos, inserida entre as crianças da sua idade, na escola.

Há muitas semelhanças entre este filme e os recentes O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias e Valentín (além de tantos outros filmes que abordam o amadurecimento precoce de crianças). Todos passam-se na mesma época, os pais são ausentes (cada qual da sua maneira), as crianças protagonistas estão no mesmo processo de amadurecimento e descobertas, criam o próprio mundo e arranjam algum amigo para lhes ajudar, além de alguma outra pessoa para se espelhar. São todas crianças muito carentes, que diante de qualquer manifestação de carinho, por menor que seja, já sentem que são as crianças mais felizes do mundo.
Talvez isso aconteça por serem filmes de autores/diretores que viveram nessa época de opressão (Stella é semi autobiográfico), na qual era muito comum os jovens pais serem tão perdidos no mundo a ponto de não perceberem a importância de dar atenção aos filhos.

O longa não chega a ser excelente como os exemplares que usei nas comparações: a protagonista não tem o carisma à altura de sua personagem (tendo a cena roubada pela menina Melissa Rodrigues, que vive a amiga Gladys), a contextualização não é bem explorada e o ritmo sai prejudicado, talvez pelo apego da diretora a algumas cenas e personagens que seriam desnecessárias, como a exagerada cena da professora de inglês ou a personagem da professora de História, que é apresentada num momento em que parecia que faria alguma diferença na vida da menina Stella, mas não passa dali, perdendo o sentido de existir.

Mesmo sendo uma história clichê, Stella consegue ser um bom filme, fruto da sensibilidade da diretora Sylvie Verheide e do diretor de fotografia Nicolas Gaurin, cuja câmera capta tudo pela altura da protagonista, que é muito curiosa e flagra diversos momentos que afetarão sua formação, como a traição da mãe ou a aula de tiro dada pelo pai. Além disso, o filme conta com uma ótima trilha sonora, assinada pela banda NousDeux the Band.

Apesar de eu esperar um pouco mais, valeu o ingresso.


Trailer



Stella
(idem, França, 103 minutos, 2008)
Direção e roteiro: Sylvie Verheide
Com Leora Barbara, Melissa Rodrigues, Laëtitia Guerard, Benjamin Biolay, Guillaume Depardieu...

Nota 7,0

0 comentários:

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias