Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Notas Sobre um Escândalo


A sinopse do filme é bem simples: professora novata e promissora vê sua carreira e casamento ruírem a partir do momento em que é acusada de ter relações sexuais com um de seus alunos.

A professora em questão é Sheba Hart (Cate Blanchett), que acaba de iniciar seus trabalhos no ginásio e já se torna a queridinha da direção e encantadora dos alunos. Sua primeira amizade na escola é com outra professora, a veterana Barbara Covett (Judi Dench), que é justamente o seu oposto: aparentemente ranzinza, é odiada pelos alunos, mas tem o reconhecimento do corpo discente. Está prestes a se aposentar.

Depois de um tempo de formada a amizade, Covett tem um dilema: ela vê a amiga consumando as tais relações sexuais com um aluno e tem que decidir se denuncia ou não, abrindo mão da amizade pela qual ela se apaixonou.

A partir daí, a trama entra num ritmo doentio, cheio de ameaças e cada um vai tropeçando em seus próprios erros, num ritmo que vai de bola de neve a avalanche, até o ponto em que os personagens se revelam como são no fundo. E nesse fundo nem sempre tem coisas boas, geralmente é o excesso, a borra do café, que se ingerida, acaba com o gosto de todo o resto.
Mas vai saber! Tem gente que gosta de borra de café!

Cada personagem aqui é cheio de “pecadinhos” ocultos e os cometem por uma confusão de sentimentos que se colocados em primeiro lugar em ações e momentos incorretos da vida, são responsáveis por atitudes neuróticas, beirando a insanidade. Tudo quando o controle sobre seus sentimentos é deixado de lado pelo medo de perder o amor do outro.

O roteiro é escrito por Patrick Marber, o mesmo de Closer, mas aqui seu trabalho, baseado no livro de Zoe Heller, não é o ponto forte do filme. Ao contrário do filme de Mike Nichols, Notas não tem o tom de maturidade e ainda por cima é cheio dos clichês típicos dos filmes que querem parecer baseados em fatos reais, mas são fatores perdoáveis dentro do “pacote”.

O clima intimista, o desenvolvimento sempre crescente e tenso da trama e a capacidade de envolvimento do público provavelmente não seriam possíveis caso a escolha das atrizes fosse diferente. Poderia chamar de “guerra de atuação”! E no final acho que tudo termina num empate glorioso, com a sensação de ter visto atrizes cumprindo seu papel com louvor e dedicação.
Cate Blanchett e Judi Dench mereceram e sempre merecerão indicações a prêmios se continuarem com a postura profissional com a qual lidaram até hoje.

Li uma crítica do filme comparando-o a O Pentelho, com Jim Carrey, e realmente tem suas semelhanças (!), pelo lado psicótico que alguns personagens revelam ter, mas este aqui é feito com muito mais competência que aquele, sem precisar de muita pompa.

Vale a pena pra quem gosta de filmes intimistas, em tom de “história real”. Quem costuma assistir (e gostar) de besteirol, nem se dê ao trabalho.



(Notes on a Scandal, Inglaterra, 90 minutos, 2006)

Dir.: Richard Eyre

Com Cate Blanchett, Judi Dench, Bill Nighy


Nota 8,0

10 comentários:

Pedro Tavares disse...

Grande filme!

O Cara da Locadora disse...

Eu achei um filme excelente... As atuações realmente são o ponto forte...

PS: Eu gosto de besteirol, rs, mesmo sabendo que a qualidade é duvidosa... :)

altieres bruno machado junior disse...

Olá Fred

Estou bem interessado em ver esse filme, já tinha ouvido falar dele a agum tempo, mas já tinha esquecido. Obrigado por me lembrar. Adoro a Cate Blanchett e a Judi Dench, acho que só por elas estarem no filme, ele já merece ser visto.
PS: dediquei alguns selos a todos os blogs que eu acompanho, inclusive o seu, não sei se vc viu.

Abraços =D e até mais.

Fred Burle disse...

E sem mania de grandeza!

Fred Burle disse...

Todo mundo tem o seu "besteirol do coração"!
Eu também gosto de alguns, mesmo sabendo que são ruins...
=)

Filipe Machado disse...

Grande filme, grandes interpretações, excelente elenco! Nada mais a dizer!

Fred Burle disse...

Oi, Altieres! Muito obrigado pelo selo! Pegarei agora!
Abraço!

Fred Burle disse...

Então tá dito! ehehe

Rafael Carvalho disse...

Não sou tão entusiasta do filme assim, muito embora as duas protagonista sustentem bem o filme do início ao fim, com destaque para uma Judi Dench odiosa. É de fato um filme de atriz.

Fred Burle disse...

As atuações são o ponto mais forte do filme, mas gosto muito dos outros quesitos também.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias