Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quarta-feira, 1 de julho de 2009

A Era do Gelo 3

O brasileiro Carlos Saldanha está de volta aos holofotes com a terceira parte da franquia que o consagrou em Hollywood. Numa entrevista, ele disse que se preocupou em não subestimar a inteligência do público, principalmente das crianças. E teve êxito na proposta.

Dessa vez, a turma de animais estranhos de uma época inóspita passará por uma aventura em meio aos dinossauros.

O preguiça Sid descobre um mundo subterrâneo, onde encontra ovos e resolve adotá-los. Só que a mãe dos filhotes, uma dinossaura, vai atrás deles e acaba levando consigo o preguiça. Seus amigos, os mamutes Manny e Ellie, o tigre Diego e os gambás Crash e Eddie entrarão nesse mundo subterrâneo para resgatá-lo. Lá, eles terão como guia o novo personagem da série, o doninha Buck, uma espécie de Gato de Botas do Shrek, com as mesmas características e piadas.

Além dessa turma, o esquilo Scrat também está de volta, permeiando a história principal com suas aventuras atrás da tão sonhada noz. Só que dessa vez ele terá uma acompanhante/rival/paquera, cujo nome foi traduzido como Scratita, uma personagem muita bem-vinda, já que sua presença abriu um novo leque de piadas pro esquilo e ainda possibilitou o desenvolvimento de uma historinha de verdade: afinal, qual será a escolha definitiva de Scrat: a paquera ou a noz? O número musical que os três (os esquilos e a noz) protagonizam é impagável! Só não vou dizer o ritmo que os embala, porque para mim foi mais impactante na surpresa.

O roteiro não é nenhuma maravilha e os diálogos perderam muito da acidez dos primeiros dois filmes, mas ainda assim consegue oferecer ótimas sacadas no decorrer dos 94 minutos. As esquetes do Scrat (isso é trava-língua!) têm muito do Papa-Léguas, que também influencia algumas cenas do Sid. Talvez tenha sido uma boa influência, já que são estes os personagens que carregam o filme nas costas. O restante não tem muita graça, principalmente na versão dublada. As homenagens também estão sempre presentes: há cenas que fazem referência ao Rei Leão, aos Flintstones, ao Tico e Teco e até ao Náufrago e sua bola Wilson.

Fui assistir ao filme na versão 3D, mas para tanto, tive que sacrificar a dublagem original pela versão brasileira. Acontece que, ao contrário de outros lançamentos no novo formato, este aqui não tem razão para sê-lo. Pouquíssimas cenas têm o efeito impactante do 3D e a noção de profundidade dos cenários e personagens é bem menor do que foi em Monstros Vs Alienígenas, por exemplo. Fora que a dublagem é fraca (à exceção do excelente Tadeu Mello, como Sid) e tira a acidez de muitas piadas, que perceptivelmente teriam mais graça em inglês. Resumindo: se você já matou a curiosidade de assistir algo em 3D alguma vez, prefira a versão legendada 2D. Se você ainda não viu... bem, prefira a 2D também, porque senão vai achar (injustamente) que o 3D não é tudo isso que divulgam. A Era do Gelo 3 é D por puro oportunismo.

Pelo menos a nova obra de Carlos Saldanha consegue escapar da maldição de má qualidade que assombra as recentes trilogias (vida Homem-Aranha 3, Piratas do Caribe 3, Shrek 3 e por aí vai), arrancando várias gargalhadas do público (a cena da travessia na “tirolesa óssea” me faz rir só de lembrar dela), num ótimo programa-família-passatempo. Tem até espaço para a emoção, na cena do nascimento do bebê mamute, que é muito bonitinha, snif!

Dessa vez, não postarei nem trailer e nem trecho do filme. Ter assistido tantos trailers e esquetes antes de ir à sessão, fez com que o primeiro terço de filme perdesse quase que totalmente a graça. Não recomendo que assistam esses vídeos antes de ir ao cinema.


A Era do Gelo 3

(Ice Age: Dawn of the Dinossaurs, EUA, 94 minutos, 2009)
Direção: Carlos Saldanha
Roteiro: Michael Berg, Peter Ackerman, Mike Reiss e Yoni Brenner, baseado em história de Jason Carter Eaton
Produção: John C. Donkin e Lori Forte
Música: John Powell
Direção de Arte: Mike Knapp
Edição: Harry Hitner

Vozes originais: John Leguizamo, Queen Latifah, Simon Pegg, Sean William Scott...

Vozes brasileiras: Tadeu Mello, Márcio Garcia, Diogo Vilela, Cláudia Jimenez...


Nota 7,0

14 comentários:

Vinícius P. disse...

Apesar do primeiro da série ser muito simpático, não gostei nada da continuação, portanto nem estou tão interessado assim para esse terceiro filme.

Fred Burle disse...

É filme passatempo, Vinicius.
Se você quiser só espairecer um pouco, assista.
E depois esqueça-o!

Amanda disse...

Vinícius, é melhor que o segundo, ainda que não seja melhor que o primeiro.

Fred, como te respondi lá no meu blog, não achei a dublagem ruim, nem que comprometeu. Quanto ao 3D, foi o primeiro que vi, me recusei a ver Monstros vs Alienígenas, e Jonas Brother, que foram o que chegaram por aqui. Mas, também achei o filme divertido. E quanto a música, bom, eu já tinha visto a exaustão no trailer (todo filme que eu ia passava ele), por isso coloquei lá.

shaun red disse...

é, de fato o filme não caiu na maldição dessas trilogias recentes.
é bacaninha e tal, vale a pena.

acho que foi um bom esquenta pro UP.

Abraços

Charles M. Helmich disse...

Oi Fred! Tem um selo pra ti lá no meu blog. Dá uma passada lá e se possível siga a corrente adiante.

ps: desculpe não postar mais vezes no teu blog. Sempre leio teus textos, mas meu computador é uma carroça e parece ser alérgico ao blogspot,rs...

abs.

Fred Burle disse...

Up! Esse sim será bom!
Não me conformo de poder vê-lo só em setembro...

Fred Burle disse...

Eu já estava achando que você nem me dava pelota, Charles! ehehe
Mas o blogspot tem dado uns problemas mesmo. Vou trocá-lo em breve.
Que massa! Nunca recebi esse selo e pra falar a verdade, nem sei muito como funciona.
Vou checar isso agora. Abraço!

Felipe Burle disse...

Fala Fred, acabei de te responder o e-mail perguntando se vc tinha visto A Era do Gelo 3D. Só depois entrei aqui no teu blog e vi tua opinião. Bom, vou assistir mesmo vc não tendo falado maravilhas, a Renata é doida por esse desenho e adorou os 2 primeiros. Abração!

Felipe Burle disse...

FRed, vc é o melhor comentarista de filmes que eu conheço!! Tudo que vc falou é a mais pura verdade. Acabei de ver o filme e ele deixa MUITO a desejar.
O 3D e nada é a mesma coisa. O personagem novo, a doninha-Tarzan, até que é legal e divertido; mas a misturada de Era do Gelo + Mundo Perdido + Larvas encandecentes + Mamíferos + Dinossauros + uma preguiça criando filhotes de tiranossauros...
Enfim, esperava coisa melhor.
Abração!

Fred Burle disse...

Estou ruborizado! ehehe
Muito obrigado pelos elogios!
A intenção é falar de forma que quem lê saiba se o filme é do que tipo que lhe agrada e obviamente digo se é o tipo que me agrada. Daí cada um usa como quiser os posts.
Enfim, A Era do Gelo 3 não cumpre as expectativas, mas imagino que pelo menos umas boas risadas vocês deram com o filme...
Abraço!

Carlos disse...

Acabei de sair do cinema e ratifico sua análise!
Fiquei decepcionado com o roteiro mas as rizadas compensaram. A bebe mamute é uma gracinha, nao da para nao ficar comovido com ela,rs.
O 1 é bem melhor.
Abração
ps.que bom que assisti o 2d. Nao sei se em bsb, mas em bh é mais caro o 3d.

Fred Burle disse...

Bota mais caro nisso, Carlos. Nem horário promocional não tem.
Você fez bem em ter visto a versão 2D.

Fábio Paulos disse...

adorei os dois anteriores, este tb deve tar muito engraçado =D

parabens pelo blog

Fred Burle disse...

Obrigado, Fábio!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias