Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Vincent: o primeiro curta de Tim Burton

Resolvi iniciar uma série de posts sobre curtas-metragens. Afinal, é o meu habitat e faço questão de mostrar às pessoas que podem-se fazer filmes muito bons de curta duração. Obviamente, não mostrarei curtas muito recentes, até para não atrapalhar a carreira deles nos festivais, pois não gostaria que fizessem isso comigo. Então, em sua maioria, serão curtas disponíveis por aí na net, como é o caso do curta de hoje, que pode ser encontrado até no Youtube.

É uma pena que haja tão pouco espaço para os curtas no Brasil, limitando-se basicamente aos festivais, à net (no Brasil, principalmente o PortaCurtas), raras sessões do Curta às Seis, da rede Cinemark ou, com um pouco mais de sorte, ser vendido ao Canal Brasil para algumas exibições.

Quem não gosta de assistir aos curtas que sempre precedem os filmes da Pixar? Por que não tomá-los como exemplo e fazer disso um costume?

No Brasil, há uma lei que limita os trailers de cinema ao máximo de 15 minutos. Tempo esse que vem sendo substituído por uma overdose de propagandas indesejáveis. Por que não diminuir um pouquinho esse tempo e inserir um curta antes do filme? Grande parte das mostras do CCBB, por exemplo, têm suas sessões montadas com um curta e um longa e isso faz o maior sucesso...

Deixando a discussão de lado, o curta que escolhi para postar hoje é de um dos meus cineastas favoritos: Tim Burton. Logo após terminar o colegial, ele ganhou uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia, onde estudou animação por três anos, até ser contratado pelos estúdios do Mickey para ser aprendiz de animador.

Foi nessa época (1982) que Burton fez seu primeiro curta, sob forte influência dos filmes de horror dos anos 30, do expressionismo alemão e dos poemas de Edgar Allan Poe. Assim nasceu Vincent, um curta de 6 minutos que conta a história do garotinho do título, através de um poema escrito pelo próprio Burton (inspirado na sua própria infância) e narrado por ninguém menos que Vincent Price, um dos principais atores dos filmes de terror B norte-americano, maior inspiração do Tim Burton nessa época. Tanto que o nome do personagem é Vincent (imaginem contar com seu ídolo já no seu primeiro trabalho?!)!

Vincent é uma preciosidade e já revela as principais características dos filmes de Tim Burton. O cara já chegou dando seu recado. O resto é história!

P.S.: quem assistir e gostar, pode também baixar, via torrent, o segundo curta dele, Frankenweenie (com legendas em português). Gostaria de postar esse também, mas é maior (29 minutos) e o tamanho não seria permitido pelo blogspot...




Fontes: Wikipedia e MakingOff

2 comentários:

altieres bruno machado junior disse...

Olá

Sou suspeito para falar de Tim Burton, pois eu adoro ele. Não conhecia esses curtas que você indicou. Os verei com mais tempo neste final de semana.

abraços e até mais.

Fred Burle disse...

Se você gosta de Tim Burton, tenho certeza que vai gostar desses curtas também, Altieres.

Abraço!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias