Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quarta-feira, 17 de junho de 2009

O Último Rei da Escócia

O escocês Nicholas Garrigan acaba de se formar em medicina e decide que quer fazer carreira no país de Uganda, acreditando ser aquele um lugar que lhe proporcionará aventuras e também desafios na carreira, ao ajudar a comunidade carente do local.

Uganda vivia um processo de transição de líderes do país. O general recém-empossado Idi Amin assumira o poder com forte aceitação do povo, sendo ovacionado por onde passava.

Um dia, Garrigan é chamado às pressas para resolver um problema: o general acabara de atropelar uma vaca (!) e ambos se feriram.

A curiosa habilidade do jovem para contornar a situação chama a atenção de Idi Amin, que ao descobrir a origem do rapaz (o general era obcecado pela cultura escocesa), o convida para ser seu médico particular. Contrariando os objetivos de sua mudança para Uganda, Garrigan (James McAvoy, ótimo) aceita o convite e assume, além do cargo de médico, o papel de conselheiro do líder.

No decorrer de seu governo, Idi Amin foi levantando cada vez mais suspeitas e começaram a surgir denúncias sobre massacres liderados por ele, gerando uma onda de terror no país.

Como todo diabo é conquistador, o jeito simples de Idi Amin conquistou o rapaz de forma quase cega, sendo difícil este acreditar nas atrocidades cometidas por aquele. Mas toda a imagem maravilhosa criada por Garrigan começa a ser destruída à medida que ele vê desaparecerem todos aqueles que de alguma forma tentaram denunciar o general.

A essa altura, já é tarde. O envolvimento dos dois é tão grande, que dificilmente Garrigan conseguirá fugir do país e do general.

É tão competente a interpretação de Forest Whitaker como Idi Amin, que ele consegue despertar no expectador os mesmos sentimentos que tomaram o médico Garrigan. É difícil não se render ao carisma do general nas primeiras cenas. Carisma que vai sendo substituído por um medo tremendo do desconhecido, seguido por último pela raiva dos atos de terror praticados pelo general e que foram escondidos por tanto tempo.

O roteiro (muito bom) é assinado pelos mesmos profissionais do filme A Rainha, Jeremy Brock e Peter Morgan, que tomaram como base o livro de Giles Foden. Outro elemento legal do longa é a trilha sonora, com músicas cheias de elementos africanos, mas todos usados com competência, sem a intenção de estigmatizar personagens e locais.

Merecidamente vencedor do Oscar de melhor ator por Whitaker e injustamente passou despercebido pelo público.

É o primeiro filme de ficção do diretor Kevin MacDonald, que dirigia anteriormente documentários, dentre eles Um Dia em Setembro (1999), trabalho pelo qual ganhou o Oscar da categoria. Atualmente, ele está em cartaz com o fraco Intrigas do Estado.


Trailer



O Último Rei da Escócia

(Last King of Scotland, Inglaterra, 121 minutos, 2006)
Direção: Kevin MacDonald
Roteiro: Jeremy Brock e Peter Morgan, baseado em livro de Giles Foden
Produção: Lisa Bryer, Andrea Calderwood, Christine Ruppert e Charles Steel
Música: Alex Heffes
Fotografia: Anthony Dod Mantle
Direção de Arte: Joshua Barraud
Figurino: Michael O'Connor
Edição: Justine Wright

Com Forest Whitaker, James McAvoy, Gillian Anderson


Nota 8,0

8 comentários:

Vinícius P. disse...

Apesar do grande desempenho dos atores principais, acho esse "O Último Rei da Escócia" um filme extremamente aborrecido, a ponto de contar os minutos para terminar... E para mim o McAvoy está melhor que o Whitaker, inclusive.

Fred Burle disse...

Acho que li você falando sobre isso em algum lugar, não sei se no seu blog ou se comentando em outro, Vinicius. Não sei se você é que não estava num bom dia quando viu o filme ou se eu é quem estava muito bem, mas que eu gostei bastante, ah! eu gostei. =)
Abraço!

altieres bruno machado junior disse...

Olá Fred

Sabe que este era um filme que eu não tinha vontade de assistir, mas depois dos seus comentários eu me interessei. Prometo que este final de semana eu assisto.

abraços e até mais.

Fred Burle disse...

Ah, massa, Altieres!
Aproveite e comente sobre ele também. Quero saber o que achou!

Abraço

Red Dust disse...

É uma história interessante, apesar da filmagem não ter tido a dinâmica necessária para um entusiasmo máximo. Forest Whitaker impressiona. Aquela actuação só pode vir da força do seu lado obscuro... :)

Abraço.

O Cara da Locadora disse...

É realmente um filme sensacional... Que belíssima atuação do Whitaker...

Fred Burle disse...

Lado negro da força?! ehehe
Quem dera se mais atores tivessem esse lado! =)

Fred Burle disse...

Só não digo que carrega o filme nas costas porque tem o contraponto ideal em James McAvoy.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias