Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

domingo, 14 de junho de 2009

Intrigas de Estado

Esse ano tem sido bem carente de boas estréias nos cinemas. Então, quando assistimos algo um pouco acima da média, podemos ter a impressão de que o filme é melhor do que realmente é.

Intrigas de Estado pode passar como ótimo filme para os mais desatentos, mas não é tão bom assim.

O jornalista Cal MacAffrey (Russel Crowe) investiga a morte de Sonia Baker, integrante do staff de Stephen Collins (Ben Affleck), promissor congressista estadunidense, cujo envolvimento amoroso com a assassinada pode acabar com sua carreira. Cal é um jornalista experiente e cheio de contatos. É amigo de Stephen Collins e convenientemente (para o roteiro preguiçoso), ele está sempre no lugar certo e na hora certa. Ele, no jornal em que trabalha, não é o responsável por cobrir o caso, mas quando os fatos começam a torna-se complexos demais, ele resolve ajudar a jornalista Della Frye (Rachel McAdams), uma jovem blogueira (!), inexperiente, mas doida para avançar na carreira.

O filme apenas segue a cartilha do gênero: passa por momentos de tensão, dilemas éticos, tem as reuniões de conspiração, pequenas reviravoltas e por aí vai. Até os enquadramentos dos planos utilizados nas reuniões do “QG jornalístico”, por exemplo, são batidos.

Rachel McAdams rouba a cena e está ótima, com trejeitos, desajeitos, simpatia e ímpeto que uma jovem ambiciosa pode ter. Helen Mirren é mal-aproveitada, limitando-se a um papel que se aproxima da função da “M” de Judi Dench em um 007, como a editora-chefe do jornal. Russel Crowe faz o tipo antipático e canastrão de sempre e Ben Affleck... bom... pula esse!

O ponto forte do filme está na discussão levantada sobre a ética jornalística. Quando publicar uma notícia? Divulgá-la muito cedo pode atrapalhar nas investigações, mas pode vender mais jornal. O caso amoroso, às vezes, é mais explorado do que o escândalo político em si. Qual o limite entre o jornalismo e a investigação policial? O fato é que os jornalistas não têm vida própria. Dormem quando a notícia deixar e se preciso, “acampam” na redação enquanto a matéria não sair.

Quanto à ação, ela está lá, num clima de tensão crescente e a coisa pega fogo de vez quando Cal MacAffrey fica de frente com o assassino da Sonia Baker.

Mas o grande problema do filme está no roteiro, que peca pelo excesso de informações, confundindo o espectador (talvez intencionalmente) para dar a sensação de história intrincada, mas que não é nada confiável. É como um filme de Michael Moore: tão cheio de dados que no fim podemos até acreditar no que foi dito, mas se formos analisar melhor, não passa de um bombardeio de opiniões tendenciosas, que confundem o espectador.

O filme é inspirado numa série de tevê britânica e transposto para o cenário dos EUA. Dirigido por Kevin MacDonald, que segurou melhor as rédeas em seu filme anterior, O Último Rei da Escócia.

Se quiser tensão desse tipo, prefira alugar o desconhecido Quebra de Confiança. Terá um programa muito melhor e mais confiável.


Trailer


Intrigas de Estado

(State of Play, EUA, 127 minutos, 2009)

Dir.: Kevin MacDonald

Com Russel Crowe, Ben Affleck, Rachel McAdams, Helen Mirren, Robin Wright Penn


Nota 5,5

2 comentários:

Pedro Tavares disse...

O Ben Affleck tem meu respeito por "Medo da Verdade" e por alguns trabalhos com o Kevin Smith, mas ele é canastra demais!! hehehe

Fred Burle disse...

Preciso assistir esse "Medo da Verdade", pra ver se Ben Affleck melhora a reputação dele comigo, porque ele é fraquinho...

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias