Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Capitão Sky e o Mundo de Amanhã

“Que raiva o filme da máquina dela só ter duas poses!”, pensei eu a certa altura da aventura Capitão Sky e o Mundo de Amanhã. Com tantos cenários bonitos no filme, qualquer um viraria turista. E nem adianta procurar agência de viagens depois, porque o mundo do filme não existe. Nem em maquete! O filme foi feito totalmente em um programa de CGI, no qual os técnicos inseriam tudo em cima do fundo azul que compunha todos os reais cenários da produção. De palpável, nas filmagens, só havia os objetos de cena e os atores.

Sobre o que trata? Da velha história dos heróis que precisam impedir o vilão de destruir o mundo. A intrépida repórter Polly Perkins contará com a ajuda do piloto, aventureiro e seu antigo namorado Joseph Sullivan, o Capitão Sky, para resgatar os cientistas mais famosos do mundo, seqüestrados pelo doutor Totenkopf, que o fez com o objetivo já dito acima. Para isso, contarão com a ajuda de alguns amigos, encontrados pelo caminho.

O roteiro não é que mais importa aqui. Ele é clichê, mas é redondinho, feito para entreter e se assume como tal.

Há muitos outros pontos que tornam o filme uma tremenda diversão.

O diretor recém formado Kerry Conran idealizou, inicialmente, um curta-metragem de 6 minutos. Fê-lo e mostrou-o à sua amiga produtora Marsha Oglesby, que por sua vez, apresentou o curta ao diretor e produtor Jon Avnet (que até então não havia feito nada de muito bom na carreira). Avnet gostou tanto que resolveu transformar a idéia do curta num projeto de longa. Chamou atores de peso (Gwyneth Paltrow, Jude Law, Angelina Jolie, Giovanni Ribisi) para integrar o elenco. Todos toparam filmar de graça, já que o orçamento do projeto era baixíssimo. Tão baixo que o único estúdio de preço acessível que eles encontraram ficava na... “Capital do Pornô” (!).

O resultado de tudo isso foi um filme despretensioso, mas muito, muito divertido. Kerry Conran disse, em uma entrevista, que “se as pessoas procurarem fotorrealismo e acharem que falhamos, sinto muito. Esse filme não é para vocês”. É verdade. A intenção era apenas a de divertir-se. Tanto a equipe, quanto o público. Capitão Sky e o Mundo de Amanhã é uma grande homenagem aos antigos filmes de aventura (uma das referências claras é Flash Gordon e outra é O Mágico de Oz).

A trilha sonora remete aos filmes de Indiana Jones, a fotografia parece inspirada em álbuns de figurinhas e os efeitos 3D lembram jogos de videogame. A dedicação da equipe é louvável. O elenco tem ótimas atuações, com destaque para Gwyneth Paltrow, com muito mais tempero do que o seu normal e para a participação mais que especial de Sir Laurence Olivier (falecido em 1989), na pele do vilão Totenkopf, através de imagens de arquivo resgatadas pelo Kerry Conran.

Uma pena o filme ter passado despercebido nos cinemas. Quem assistir o dvd, terá acesso a um bando de extras interessantes. Há cenas de bastidores, entrevistas e o curta de 6 minutos, que deu origem ao filme e um easter egg engraçadíssimo, com alguém da equipe entrevistando os caras dos efeitos e um robô invadindo o escritório de criação e destruindo tudo.

Descubram-no!

E ao invés do trailer, resolvi disponibilizar o curta que originou o filme. Para os que já assistiram o longa, é um bônus. Para os que ainda não viram, serve como aperitivo. O curta não tem legendas, mas são poucas falas, então dá para todo mundo entendê-lo.





Capitão Sky e o Mundo de Amanhã

(Sky Captain and the World of Tomorrow, EUA/Inglaterra/Itália, 100 minutos, 2004)

Dir.: Kerry Conran

Com Gwyneth Paltrow, Jude Law, Angelina Jolie, Giovanni Ribisi, Michael Gambon, Ling Bai


Nota 8,2


2 comentários:

Amanda disse...

Já tinha visto o filme e não conhecia o curta, bem interessante. Na verdade vi esse filme na televisão (a cabo), mas seus comentários sobre os extras do DVD me deixaram curiosas, principalmente o easter egg.

Fred Burle disse...

Comprei o dvd num locadora falida, só pelo preço. Mas tem tanta coisa legal, que se tivesse alugado, depois ia procurar para comprar, porque vale a pena tê-lo, pelo conjunto.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias