Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera

Se você está em dias de estresse, nos quais nada te acalma, respire fundo, esqueça (momentaneamente) os compromissos e assista à dica de hoje, que vai para o filme que me proporcionou uma das experiências mais interessantes dentro do cubo mágico.

O filme de título comprido em questão foi dirigido por Kim Ki-Duk (Caza Vazia, O Arco, Time), conceituado diretor sul-coreano, e abocanhou um monte de prêmios em festivais mundo afora.
Retrata a vida de dois monges, um idoso e outro jovem. Tudo o que vemos são as situações vividas por eles em estações e anos diferentes e o ciclo de vida que vai se formando.
"Desamarrar para não morrer e para não induzir à intenção de matar", o que na interpretação do meu português ruim se tornaria “desapegar-se (das coisas materiais) para não sufocar-se e para não corroborar com a selvageria capitalista” : esse é o principal ensinamento budista transmitido pelo longa, que melhor o define.
Apesar de praticamente não ter falas, o andamento do filme não é nada cansativo, pelo contrário, vai-se aos poucos captando a serenidade dos personagens e cada vez mais nos vemos vidrados na tela, na bela fotografia e no desfecho da história.

Nele, o silêncio fala (e muito), mas não fala alto. Fala baixinho, sussurrando belas palavras, nos relaxando até ficarmos bem calminhos e nos colocando num estado “zen” por pelo menos algumas horas depois do término do filme. Ele é o terceiro protagonista do filme.
Como disse Pitágoras, "não existe silêncio, tudo é música na natureza".
Sem dar lição de moral, mas transparecendo e nos fazendo refletir sobre como devemos dar mais valor às coisas simples da vida, sem nos prendermos às matérias deste mundo.
Não que nos fará mudar completamente os hábitos mundanos do ocidente, mas a reflexão paira na mente e isso já é válido.

"Primavera, verão..." contempla a filosofia budista, a paciência e a serenidade. É música silenciosa para nossos ouvidos e nosso corpo.

Trailer do filme:

Bom yeoreum gaeul gyeoul geurigo bom

(Coreia do Sul, 100 minutos, 2003)

Dir.: Kim Ki-Duk

7 comentários:

cenas de cinema disse...

Oi, Fred!

O seu blog já está listado lá no "O que rola no mundo cinéfilo..."
Eu fiquei interessada em ver o 32 Mastigadas. Tem como?

Beijocas

Felipe Burle disse...

Belíssima sugestão! O filme é maravilhoso!!
Parabéns pelo blog!
Abração!

Fred Burle disse...

E ae, Felipe!
Lembrei de você quando escrevi o post! Vimos juntos o filme, lembra?
(quero dizer... isso se você for Felipe meu primo mesmo! ehehe. Vai que é outro...
Abraço!

Maria Celina disse...

Fred, esse filme é pra ver em época de crise. Já tá na minha lista, topa rever?
Bonita crítica.
Beijo

Felipe Burle disse...

Fala Fred, foi comigo mesmo que vc viu o filme!
Também lembrei na hora que li seu post.
Realmente o filme é ótimo! Não sou fã de filme paradão, geralmente uma explosãozinha ou outra no meio do filme, estilo Hollywood, acaba me mantendo acordado. Mas esse filme não faz uso de nenhum desses recursos americano-emburrecedores.
Abração

Carol disse...

Oi Fred!!!! Eu vim!!!
Desse filme eu vi apenas uma estação, hehe, só a primeira história, daí tive que parar. Fiquei super curiosa pra assistir o restante, acabei esquecendo e vc me fez lembrar!
Adorei o blog. Passarei por aqui mais vezes!
Beijo!!!

Fred Burle disse...

Que bom que veio! Nem preciso mais te linchar! rsrs
Mas pode me chamar de Fredinho por aqui tb que não ligo, gosto mais! =)
Passe sempre!
Bjo!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias