Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

domingo, 3 de maio de 2009

Mais Estranho que a Ficção

Como o post de hoje não ficou pronto, resolvi dar início a um projeto meu. Já que a intenção principal desse blog é criar um arquivo de críticas e dicas de bons filmes para vocês assistirem e como quase todos os visitantes deste blog não foram visitantes do meu antigo blog, irei então re-postar algumas das críticas que eu havia escrito antigamente (claro que com a devida revisão, atualização e alguns acréscimos), para enriquecer ainda mais este blog a serviço de vocês, caros leitores!

O primeiro da fila é esse mesmo que o título do post já contou. Enjoy it!

Hollywood é tão carente de profissionais inovadores que quando aparece um mais razoável e promissor logo se forma uma guerra. A disputa à tapa pelo roteirista Zach Helm por praticamente todos os estúdios se deveu à história de Stranger Than Fiction (Mais Estranho Que a Ficção, no Brasil). Formou-se toda uma euforia por seus textos e ele começou a ser rotulado como o novo Charlie Kaufman (autor de roteiros excelentes, como Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, Adaptação, Quero Ser John Malkovich e mais recentemente Sinédoque Nova Iorque).
Seu projeto literalmente stranger foi entregue então às mãos do diretor Marc Forster (de Em Busca da Terra do Nunca, O Caçador de Pipas e 007 Quantum of Solace) e o papel principal caiu no colo do comediante-sem-graça-nenhuma Will Ferrell, tendo no elenco ainda Emma Thompson, Dustin Hoffman, Maggie Gyllenhall e Queen Latifah.
O filme trata de Harold Crick, auditor da receita que checa 140 arquivos por dia para ir atrás dos sonegadores. A vida dele é completamente comum, cronometrada, ele é um sujeito nada interessante e não faz nada além do que a rotina lhe impõe e do que o relógio lhe permite. Numa das cobranças, ele conhece a confeiteira Ana (Maggie Gyllenhall), mulher que não paga seus impostos como forma de protesto. Começa ali uma inusitada relação. Mas sua rotina é forçadamente quebrada quando, certo dia, ele começa a escutar uma voz que narra tudo o que ele faz, o que o leva a crer que ele na verdade é o personagem do livro que a famosa escritora Karen Eiffel (Emma Thompson) está escrevendo. O problema é que Karen tem a fama de matar todos os seus personagens no final, logo, o que pode acontecer ao nosso amigo se ela terminar o livro? Harold procura a ajuda do professor de literatura Dustin Hoffman para resolver a situação.
O desenvolvimento do roteiro é fascinante, contando com uns efeitos visuais bem legais e cleans e as situações propostas são divertidas. Will Ferrell está surpreendentemente bom (talvez no único trabalho descente que já tenha feito), Emma Thompson dá um show (como quase sempre) e nada como algo tão diferente quanto este filme para satisfazer nossa sede de novidade. O roteiro é tão bem escrito que podemos tomar a história por vários ângulos: ela pode ser a história do Harold Crick, mas também pode ser vista como a história da escritora com bloqueio criativo ou mesmo a história do “relógio mágico” e é esse tipo de flexibilidade que torna um conto interessante.
O único fato que causa contradições é mesmo o final, talvez pela inexperiência do promissor roteirista, talvez por imposição do estúdio ou ainda talvez pela vontade do diretor em entregar ao público algo mais crível.
Outra conclusão que cheguei é que pessoas que mexem com arquivos são sempre retratados como pessoas solitárias, sem graça e com a vida regrada e entediante. Posso dizer, pelo meu convívio com diversos arquivistas, que muitas vezes é o que acontece, mas pelo menos os filmes com esses profissionais (Quero Ser John Malkovich, Anti-Herói Americano, além deste) são sempre muito bons, criativos e divertidos! Mas que me declaro e identifico neurótico como Harold Crick, ah, isso sim, declaro!
Enfim, assistam ao filme que vale muito a pena.

E tenham uma boa semana!

Trailer do filme:

Para quem se interessou, aqui está o link para o torrent e legenda do filme.

Ficha:

Stranger Than Fiction

(EUA, 2006, 113 min.)

Dir.: Marc Foster

Com: Will Ferrell, Emma Thompson, Dustin Hoffman, Maggie Gyllenhall, Queen Latifah...


Nota: 8,0

3 comentários:

Amanda - cinepipocacult.blogspot.com disse...

O roteiro é muito bom, mesmo. E os detalhes fazem a diferença. Quem puder ver no DVD, vá nos extras. A entrevista completa de Emma Tompson (que no filme passa um pedaço na televisão de Dustin Hoffman) é hilária.

Fred Burle disse...

Obrigado pela dica do extra, Amanda. Tenho esse dvd, mas ainda não tinha assistido aos extras. Abç e obrigado pela visita!

Fred Burle disse...

Oi, Lella!
Obrigado pela visita! Darei uma olhada no seu blog.
Bjo!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias