Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sábado, 23 de maio de 2009

Hunger

Sinto-me mal. O estado de choque em que me encontro é indescritível. Poucas vezes um filme me levou a este extremo. Chega a ser deprimente. Passei boa parte do filme (baseado em fatos reais) sofrendo com o personagem central, Bobby Sands, que durante as suas seis últimas semanas de vida fez greve de fome e liderou um dos mais violentos motins contra os maus tratos no presídio de Maze, na Irlanda do Norte, em 1981.

As escolhas do diretor estreante Steve McQueen não podiam ser mais acertadas. Ao invés de filmar as cenas do motim, envolver imprensa e uma tonelada de diálogos (que é o que provavelmente seria feito se fosse um filme hollywoodiano), ele se concentrou na violência silenciosa que ocorria no interior da prisão, mostrando os motivos pelos quais os presos iniciaram a revolta. Eram privados de qualquer direitos humanos: higiene não havia, os presos não tinham roupa para vestir nem cama para dormir. Faziam protestos internos, por exemplo, sujando as paredes com merda, derramando toda a urina para fora da cela, tudo organizado pelo cabeça deles, o tal Bobby Sands. Eram ignorados e só tinham as celas limpas e direito a banho (debaixo de porrada até pra isso, claro) quando alguma autoridade maior fosse visitar a prisão. E se fizessem protesto diante dessas autoridades, depois ainda levam cassete em forma do famoso “corredor da morte”. Não havia respeito de nenhuma das partes. Os presos sofriam uma retalhação daqui e se vingavam acolá e a situação ia tomando contornos cada vez mais dramáticos. Até que iniciou-se o protesto mais doloroso e silencioso de todos: o da greve de fome.

Até chegar nesse ponto, somos conduzidos pela trama praticamente pelas imagens. Há poucos diálogos e música. Só o som da tortura. Uma cena excelente quebra o silêncio: Bobby Sands recebe a visita de um padre, logo antes de começar a greve de fome. É nessa cena que se concentram quase todos os diálogos do filme, com os argumentos de cada um. Vinte minutos dessa conversa, sendo cerca de 15 deles com um só plano estático. Diálogos tão bons que fica difícil se desconcetrar da longa conversa.

Depois o sofrimento maior começa: Bobby Sands passa por 66 dias sem comer e vamos, junto dele, agonizando e perdendo os sentidos gradualmente. A competente direção de fotografia de Sean Bobbit é responsável por ângulos e jogos de foco excelentes, nos faz perder a visão em uns momentos, aproxima-nos e afasta-nos dos personagens no momento certo, ajudando a construir o tom dramático que o filme pede.

O trabalho do ator Michael Fassbender é algo de excepcional. O martírio que seu personagem passa é incorporado com assombro por ele. O estado de magreza no qual ele chegou é assustador, mas não é só a isso que se limita sua atuação. Só um ator com muito amor ao seu ofício para conseguir isso. Algo muito parecido foi submetido Christian Bale no ótimo O Operário.

Se você é fraco (a) de estômago e não gosta de filmes torturantes, é melhor não assistir, senão terá que tapar os olhos boa parte do longa.

O filme foi vencedor de 28 prêmios, dentre eles o Camera D'or em Cannes 2008, o BAFTA de melhor estréia para Steve McQueen e o British Independent Award de melhor direção, melhor ator e melhor fotografia.

Infelizmente não tem nem data de estréia no Brasil e por isso, não acho justo sermos privados dessa grande obra e coloco aqui o torrent para vocês. Façam bom proveito!

Uma recomendação: não assistam comendo.


Trailer:

Hunger

(Inglaterra/ Irlanda, 90 minutos, 2008)

Dir.: Steve McQueen

Com Michael Fassbender, Liam Cunningham...

Nota: 9,2

2 comentários:

Dani Azul disse...

Valeu Fred
:)

Fred Burle disse...

depois volte pra dizer o que achou, Dani!
Bjo procê!
=)

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias