Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Terra

Não fosse o fim, poderia ter sido trágica minha experiência de domingo passado.

Fui assistir ao Terra, primeiro documentário produzido pelo novo selo da Disney (o primeiro a ser criado em 60 anos!), o Disneynature. Esse selo pretende lançar ainda uma série de documentários para cinema, sempre com o foco, obviamente, na natureza.

E Terra é assim. A equipe de cinegrafistas acompanhou o ciclo de vida, principalmente, de 3 espécies de mamíferos: ursos, baleias e elefantes.

Já de cara tive uma enorme (e desagradável) surpresa: o filme estava dublado. Mas logo percebi que não seria grande problema, já que não há divergências quanto a sincronia, já que só há narração... e bichos!

Superado esse quase-trauma, observei ainda outro: a sessão estava cheia de... crianças (pavor)!

Bem, já estava na sala, de posse de um mega pacote de pipoca e não tinha nenhum compromisso, resolvi então encarar. E o descuido de não ter visto que o filme era dublado me permitiu presenciar um belíssimo espetáculo! Ufa, que alívio!

O que a Disney nos oferece aqui é um espetáculo de extrema e genuína beleza, com imagens estonteantes e incomuns (pelo menos para quem não tem costume de assistir Discovery Channel), captadas com câmera de altíssima resolução e alcance, instaladas em balões, aviões, embaixo d'água e até em satélites. Tudo sempre numa boa distância dos animais, para que estes não fossem incomodados.

Além disso, há outras questões em jogo do que meramente deslumbrar o espectador. Há também a boa narrativa, que transmite ótimas e curiosas informações sobre as espécies e o principal: apesar de a narrativa em momento algum levantar bandeiras ou fazer discurso piegas sobre preservação ambiental, isso é feito de maneira sutil. É uma injeção de deslumbre tão grande que é impossível não pararmos pra pensar e nos preocuparmos sobre o que fazemos com a natureza e que rumos a destruição ambiental pode tomar.

Surte o mesmo efeito de Uma Verdade Inconveniente, só que ao invés de Al Gore nos dizendo “Olha, se vocês não fizerem isso, vai acontecer tais e tais tragédias”, nos diz “Olha que belezas e recursos vocês podem perder...”. Não que o documentário de Al Gore seja ruim, pelo contrário, mas é que aquele caso não passa de excelente programa informativo, enquanto que aqui há um grandioso espetáculo cinematográfico.

E pra completar, a trilha sonora é muito boa e sintonizada com o ritmo das imagens.

A Disney aos poucos encontra caminhos para re-elevar seu padrão de qualidade, sem depender exclusivamente da Pixar. Se bem que o último Nárnia, A Montanha Enfeitiçada, Um Faz de Conta que Acontece...errr, retiro o que eu disse. Mas enfim, coisas boas ainda podem sair daquele estúdio.

Enquanto sobem os créditos, são mostradas ainda cenas bem legais de making of.

O filme custou cerca de 15 milhões de dólares e sua arrecadação até então já ultrapassou os 100 milhões ao redor do mundo, número raro para os padrões de documentários, sendo sucesso absoluto no Japão e França e com a estréia nos EUA, parece que também o será por lá.

Baseado no programa Planet Earth (2006), de onde saíram algumas cenas.

Ah! Não se preocupem com as crianças. Elas não deram um pio durante toda a projeção e pra minha sorte, nenhum ficou chutando minha cabeça!


Para quem gostou de: A Marcha dos Pinguins; Migração Alada; programas Discovery.


Trailer do filme:

Ficha:

Terra (Earth, 2007)

Direção: Alastair Foterghill e Mark Linkfield

Países: Inglaterra, Alemanha e EUA

Duração: 96 minutos

Nota: 8,0

Fontes: IMDB, BoxOfficeMojo, Adorocinema.


4 comentários:

Maria Celina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kayck disse...

Ola....adorei as suas criticas...o modo q vc ve os filmes..

ateh pq filme num eh soh FILME....eh uma historia...eh um trabalho...

enfim....

eu gostaria de te parabenizar...e de pedir pra vc postar o Torrent do filme TERRA...

pois eu mudei de pais a pouquissimo tempo...e gostaria mto de assiti-lo...pois naO falo o Ingles mto bemm....e aki naum se axa legendado em portugues...

entao se vc puder...eu agradecO

mas se naO puder...por favor me retorne no e-mail....eu forneci acima...

Abraços...

Kayck T. Dantas

Fred Burle disse...

Kayck, muito obrigado pelos elogios!
Procurei o torrent desse filme, mas é complicado achá-lo. Filmes que ainda não foram lançados em dvd são difíceis de compartilhar assim, além de eu ser sempre a favor das idas ao cinema...
Não sei como encontrar seu endereço de e-mail, então espero que você receba esta minha resposta...
Abraço!

Kayck disse...

Q isso...
Às Ordens....eu tmm prefiro as idas no cinema...
Mas como eu num entendo direito eh um deserdicio de dinhero...e tempo...
Mas mto obrigadO...
Fika com Deus...
Abrass
Kayck T. Dantas

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias