Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Kukushka


“Quem não se comunica, se trumbica!” - diria Chacrinha.

“Ou não!” - diria Caetano.

É nesse confronto de bordões que encontro a melhor definição para Kukushka, filme russo dirigido por Aleksandr Rogozhkin.

O filme se passa em setembro de 1944, próximo ao fim da Segunda Guerra. Kukushka era o termo utilizado pelos finlandeses para designar uma pessoa de voz estridente e que conversava sem parar, então esse seria o soldado escolhido para ficar de tocaia nos campos de concentração, já que em momentos de perigo, seria ele o responsável para alertar o restante da tropa ou tentar conter o inimigo. E assim é um dos protagonistas: soldado escolhido como kukushka é abandonado preso a uma rocha, por correntes, no meio da floresta, para exercer o papel acima descrito. Muitos dias se passam, até que ele se revolta por ter sido isolado e esquecido pelo restante da tropa. Consegue então se libertar e sai à procura de refúgio. Encontra uma jovem solitária (e fogosa) morando à beira de um lago e lhe pede abrigo. Logo depois, surge um outro soldado, dessa vez russo, ferido nos campos. A jovem resolve lhe dar abrigo também. Forma-se aí um triângulo amoroso incomum. Os dois soldados são de tropas inimigas e falam línguas diferentes, mas são obrigados a conviver, pelo abrigo e pela fascinação que a tal moça causa em ambos.

Não há barreiras para o amor. A dificuldade de comunicação causada pelas línguas completamente estranhas dos soldados se torna pequena quando o importante ali é simplesmente conviver em harmonia para agradar a anfitriã. O grande problema é que os dois não podem esquecer que estão em meio à guerra e que ambos são de tropas inimigas. É nesse “pequeno detalhe” que reside a tensão do triângulo, afinal, a falta de diálogo verbal entre eles faz surgir a desconfiança e qualquer ato pode ser mal-interpretado.

Interpretações à parte (e agora me refiro às atuações dos atores), Kukushka é um grande filme, ainda que seja pequeno no quesito produção. Seu grande trunfo está no desenvolvimento competente de todas as etapas: uma idéia simples e original, desenvolvida num bom roteiro, dirigido por mãos adequadamente delicadas e com uma montagem que respeita o tempo de amadurecimento dos personagens e o tempo de construção das relações, pautadas em situações cotidianas, não tão corriqueiras, mas igualmente banais.

Por fim, para não dar ao filme um desfecho medíocre, o roteirista utilizou-se de uma antiga lenda russa, dando um toque fantástico a esta bela, mas nada piegas, história de amor.

Vencedor de 17 prêmios, dentre eles o de melhor filme russo de 2002.

Quem quiser ver o filme, segue o link do torrent, retirado do Makingoff


Ficha:

Kukushka (2002)

Dir.: Aleksandr Rogozhkin

Duração: 99 minutos

Nota: 8,2

Para quem gosta de: filmes russos; Ostrov (A Ilha)

0 comentários:

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias