Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Brasileiros em Cannes 2009

No meio da afobação de início de blog, tenho atropelado alguns posts que, por serem notícia, deveriam ter prioridade. Corrijo aqui esse atraso com relação a uma dessas notícias.

É sobre o Festival de Cannes desse ano, que se realizará entre 13 e 24 de maio. Esse é o festival considerado pela maioria como o mais importante festival de filmes do mundo.

Semana passada foi divulgada a lista oficial dos longa-metragens selecionados e dentre eles estava um brasileiro, “À Deriva”, dirigido por Heitor Dhalia (Nina e O Cheiro do Ralo), que competirá na Mostra Un Certain Regard (ou Um Certo Olhar, em bom tupiniquim). Esse filme é uma superprodução, com captação de mais de R$ 4 milhões só em editais de apoio, co-produção da O2 (produtora do Fernando Meireles) com a FOX e trás no elenco artistas internacionais como Vincent Cassel e Camila Belle contracenando com Débora Bloch e Taís Araújo, entre outros. A julgar pelos trabalhos anteriores do diretor, esse pode ser um ótimo filme.

Há dois dias foi divulgada a lista dos curtas selecionados. Mais três trabalhos brasileiros estão na lista! Para a Quinzena dos Realizadores, um dos organizadores do evento, Olivier Père, veio ao Brasil à procura de filmes e selecionou o curta de Renata Pinheiro, Superbarroco (que ganhou o prêmio de melhor curta no Festival de Brasília do ano passado). Para a competição da Semana da Crítica, foram selecionados 10 curtas (9 trabalhos de estreantes) dentre mais de 900 inscritos. Nessa mostra, serão exibidos dois curtas da brasileira Vera Egito, mas fora de competição. São eles: Elo e Espalhadas Pelo Ar.

Fiquei surpreso e feliz pela Vera, que apesar de não conhecê-la pessoalmente, estive presente no dia do seu “surgimento” como diretora, que foi no Festival de Brasília de 2007. Naquele dia, a recém-formada em Cinema pela ECA-USP revelou que o curta Espalhadas Pelo Ar era resultado do seu trabalho de conclusão de curso e que aquele era seu primeiro festival. Ficou muito emocionada ao anunciar seu filme, chorou e disse que nunca imaginou competir num festival tão importante como o de Brasília, ainda mais com o primeiro trabalho. Um ano e meio depois, vários prêmios por esse curta no Brasil e no exterior e lá está ela, inimaginavelmente ainda mais longe, no Festival de Cannes. De lambuja ela ainda colaborou no roteiro de À Deriva e foi assistente de Heitor Dhalia em O Cheiro do Ralo, um dos melhores filmes nacionais da atualidade. Demais isso! E o Espalhadas Pelo Ar é muito bonitinho, singelo e bem construído, sobre o amadurecimento da sexualidade de duas mulheres. É um estímulo ver uma recém saída da universidade indo tão alto em seus propósitos! Parabéns a ela!


Fontes: Ancine, FilmeB, Epipoca, JBonline e alguns blogs dos quais não me lembro agora.


0 comentários:

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias